quarta-feira, 2 de abril de 2008

nós por cá:

Uma semana se passou dos acontecimentos que marcaram a Escola Carolina Michaelis. Muita tinta já foi gasta em torno deste assunto e todos 'pensam' qualquer coisa acerca do mesmo - nem que seja autênticas barbáries, na minha óptica é óbvio. Esta semana estava eu na longa fila para fazer a inspecção ao meu carro, como típica procrastinadora que sou e adepta do último dia do mês, quando me apercebo do interessante diálogo:

Madame Fala-Barato: "- Ai este?! Este dá-me cabo da cabeça, põe-me os nervos em franja!! Eu nunca lhe bato, hoje em dia uma pessoa se lhes bate ainda vão fazer queixa de nós, acusam-nos de maus tratos!! Mas que é um miúdo muito difícil é! " dizia ao seu amigo, isto enquanto o filho lhe dava uns valentes murros na perna gritando "óh mãe, mãe!".

O seu amigo dizia:
"- Pois, tens razão, isto hoje em dia!" ao que a Madame Fala-Barato acrescentou logo de imediato: "- Não viste na televisão?! Aquela aluna quase que batia na professora por causa do telemóvel!" Nisto o filho enterra-lhe outro fervoroso murro e grita-lhe 'óh mãe, quero ir ao WC!!'

A Madame Fala-Barato falou com a senhora que estava na secretária a receber o pagamento dos serviços de inspecção e rapidamente encaminhou o filho para o WC mais próximo. Um pouco mais aliviada continuou a conversa com o seu amigo: "- Pois! Mas eu acho é que a culpa é dos professores! A professora pedir-lhe o telemóvel?! Onde é que já se viu!! É uma falta de educação pedir os objectos pessoais das pessoas!! Ela devia era ter dito logo 'Tu e o teu telemóvel vão para a rua'!! Não é?!!"

O amigo:
"- Sim, sim!! Pois claro!!"

Madame Fala-Barato:
" - Então não é!?! Olha os miúdos da turma do meu filho já têm telemóvel!! Parece impossível (a criança aparentava ter entre 7 a 8 anos). Ao meu filho só lá para os 14 e que lhe vou dar um!! E isto ter vindo para a televisão é uma vergonha! Mas sabes... Estes professores dos dias de hoje não querem é fazer nenhum!! Só querem receber e não fazer nada!! Se têm de fazer mais uma horinha, fazem greves, manifestam-se... só querem é passar por coitadinhos!! É o que eu acho!"

O amigo:
" - Claro, claro, tens toda a razão!"
Nisto havia chegado a sua vez de ser atendida no balcão e terminou a conversa.


Devo confessar que depois deste brilhante monólogo foi-me particularmente difícil decidir quem efectivamente merecia uma galheta, se a impertinente criança, se a tola da mãe... e daí, já reza o velho ditado português, 'quem sai aos seus não degenera'...

Sem comentários: